• Sami Farah - IRECICLA

Dicas para um atendimento inesquecível em uma assistência Apple

Despertar a confiança do usuário, mesclando serviço de qualidade e transparência com o cliente, é o caminho ideal para melhorar relação


RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Procura por assistências técnicas cresce, mas insegurança do usuário ainda é sentimento comum

  • Além da transparência com o cliente, uma assistência Apple precisa de profissionais capacitados, que possam traduzir a linguagem técnica a clientes leigos

  • Uma dica para reforçar a relação com o usuário é realizar pequenos reparos, como a troca de vidro, na frente do cliente


Dizem que as pessoas compartilham a vida toda com o celular. Então, dá pra entender a insegurança em deixar o smartphone (e todas as suas informações pessoais) nas mãos de um desconhecido. Nesta mistura, adicione mais um elemento: a desconfiança que assombra as assistências técnicas, dos valores cobrados até a qualidade dos serviços.


A boa notícia é que atitudes simples podem impulsionar o crescimento da sua assistência técnica Apple e criar uma rede de clientes que confiam no serviço. Um atendimento de qualidade é o ponto inicial, mas não se engane: ele começa antes mesmo do consumidor fechar o orçamento e pode continuar até depois da entrega do dispositivo — para responder futuras dúvidas de clientes, por exemplo.


No caso das assistências técnicas autorizadas e especializadas em iPhones, iPad, Apple Watch e outros dispositivos da marca, vale lembrar que os consumidores esperam um serviço de alta qualidade — "culpa" do padrão de excelência construído pela Apple ao longo dos anos.


Conseguir a satisfação do cliente significa indicações e mais clientes no futuro. Foto: Apple


Para os próximos anos, a expectativa é que a demanda de assistências técnicas não pare de crescer: com a alta de preços, trocar de smartphone deixou de ser prioridade para os usuários, que preferem recorrer a assistências técnicas Apple do que comprar um novo dispositivo.


De acordo com os dados mais recentes da americana HYLA Mobile Inc , o tempo de permanência com o mesmo celular subiu para três anos. Já um levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações afirma que a procura pelo serviço de assistência técnica subiu 50% entre 2016 e 2017.


Quer aproveitar o momento positivo? Separamos algumas dicas para você melhorar o atendimento da sua assistência técnica Apple — e aumentar a satisfação do cliente. Confira:


Ambiente


Quando falamos de pequenos reparos, há uma grande chance do cliente aguardar o final do atendimento dentro da assistência técnica Apple. Por isso, um ambiente confortável e organizado é essencial — e nem precisa falar que a limpeza precisa estar em dia, né?


Tenha bebedouros de água no local e banheiros disponíveis. Na recepção, até revistas podem ser uma boa escolha. Ah e, em tempos de pandemia, redobre o cuidado para transmitir uma sensação de segurança: disponibilize álcool em gel nas áreas comuns e espalhe cartazes sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, por exemplo.


Profissionais capacitados


Mais do que um profissional bom, você precisa de alguém que goste do trabalho e que continue estudando para melhorar suas habilidades e conhecimentos. Mesmo que o seu negócio não ofereça capacitação, os colaboradores devem ser orientados a se atualizar por cursos online e gratuitos.


É comum que os cursos divulguem o material didático para os técnicos. Faça uma lista dos sites confiáveis e compartilhe com os seus profissionais.



Os melhores profissionais estão sempre atualizados. Por isso, incentive seus colaboradores a buscar por capacitação. Foto: Freepik


Além disso, um profissional capacitado deve dominar o assunto para que consiga repassar informações numa linguagem clara para os usuários. Isso evita futuras situações de atrito por diálogos confusos e aumenta a satisfação do cliente, que compreende melhor os processos.


Transparência


Construir uma relação de confiança com os clientes é um dos maiores desafios de uma assistência técnica Apple. Afinal, o smartphone guarda todo tipo de informação pessoal e de trabalho, fotos, conversas, além de outros arquivos importantes.


Aqui, a recomendação é que reparos rápidos, como troca de vidro e bateria, sejam realizados na frente do consumidor. É uma maneira de reforçar a transparência com o cliente e quebrar a barreira de insegurança.


Mais do que isso, oriente os profissionais a se comunicar com clareza e compartilhar informações relevantes com clientes, mesmo pequenos erros — um dos maiores receios do usuário é sair da assistência técnica com mais problemas do que entrou.



Uma boa comunicação entre assistência e cliente é essencial para um atendimento inesquecível. Foto: Apple


Cliente sempre tem a razão


Você deve estar cansado de ouvir essa frase, mas é verdade. Mesmo se o cliente estiver errado, não discuta e tente resolver a situação com um diálogo ameno — saber lidar com um cenário de crise sem confrontar o cliente é uma das primeiras lições para se trabalhar com o público.


Outra dica é usar estratégias para cativar clientes, vale até distribuir brindes (como aquela película que estava parada no estoque). Também funciona dar atenção ao que o usuário tem a dizer: entenda a dor, oriente e ofereça dicas. As chances da pessoa virar um cliente fiel dos seus serviços Apple são grandes.


Também solicite que clientes satisfeitos avaliem a experiência nas redes sociais e

recomendem o seu negócio para amigos e familiares. Assim, você garante a reputação

positiva da assistência técnica (e também futuros clientes).


Garantia


Use peças de qualidade, como uma tela original Apple, e dê ao cliente uma garantia maior do que você tem com o fornecedor! De preferência, compartilhe a informação com o usuário. Muitos consumidores ainda têm receio da qualidade das assistências técnicas e informar é um dos caminhos para deixar a desconfiança de lado.


Apesar de peças de qualidade serem mais caras, isso evita que o cliente precise retornar a sua assistência com o mesmo defeito no iPhone, iPad e Apple Watch ou devido a um recall de peça — o que pode manchar a sua reputação.


Precisando de ajuda com sua assistência técnica? Fale com a iRecicla que nós podemos te ajudar.

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