• Sami Farah - IRECICLA

Os segredos de uma Assistência Apple de sucesso



Uma assistência técnica Apple deve conquistar a fidelidade do cliente com serviços de qualidade. Foto: Hussam Abd / Unsplash


Criar processos rigorosos como checklist de entrada e controle de estoque podem diferenciar uma boa assistência técnica da ruim


RESUMO DA NOTÍCIA:


● Criar uma relação de confiança com o cliente é o melhor caminho para uma assistência técnica Apple de sucesso

● Uma boa prática é criar processos rigorosos como a checklist, que verifica as principais funções do aparelho e problemas pré-existentes

● Apesar do custo elevado, o uso de peças de qualidade é essencial para fidelizar usuários


Todo mundo conhece alguém que passou por uma experiência negativa dentro de uma assistência técnica. Uma simples pesquisa no Google e surgem inúmeros relatos envolvendo cobranças abusivas, mau funcionamento do dispositivo depois do conserto, atendimento ruim ou serviços sem garantia. Para muita gente, é melhor passar longe de uma assistência técnica Apple.


Dá pra entender o lado do cliente, afinal, mais do que um atendimento de qualidade, ele precisa saber que os dados pessoais do seu iPhone, iPad ou qualquer outro produto Apple, estão protegidos. Desconstruir a imagem negativa é um dos maiores desafios de quem presta serviços Apple.


Por isso, o maior segredo de uma assistência técnica de sucesso é criar uma relação transparente e de confiança com os clientes. Quer saber como? Leia a seguir:


Processos


Ganhar a confiança de um desconhecido não é nada fácil, mas vale o esforço: um cliente fidelizado indica o seu negócio e seus serviços Apple para amigos e conhecidos. Assim, além da reputação positiva no mercado, você aumenta seu leque de clientes.


Uma boa prática, que protege assistência técnica e usuários, é criar processos organizacionais que evitem o desperdício, recalls e até casos de furto. Um dos mais importantes é a checklist de entrada e saída do aparelho o processo é responsável por verificar as funções do dispositivo quando ele chega na assistência e antes de sair. Com isso, você consegue proteger funcionários e também clientes.



Fazer uma checklist de entrada protege assistência técnica e usuário. Foto: Apple


Caso o dispositivo não ligue ou esteja inacessível por qualquer motivo, informe ao cliente que não será possível realizar os testes de entrada. Isso isenta a sua assistência técnica de futuros problemas.


Implementar o processo não dá dor de cabeça: você pode instalar aplicativos específicos ou usar o bom e velho papel impresso. Não esqueça de incluir na checklist as principais funções do dispositivo. Se for um Apple Watch, por exemplo, verifique a Digital Crown e outros botões no corpo do aparelho, como o responsável por remover a pulseira. No caso de iPad ou iPhone, não esqueça de testar a porta de carregamento do aparelho e outras funções “escondidas” como a conectividade com rede WiFi.


E uma dica bônus: para melhorar o atendimento, pequenos reparos como a troca de vidro devem ser realizados na frente do cliente. Isso aumenta a confiança no serviço prestado.


Controle de estoque


Se você ainda não criou um controle de estoque, uma má notícia: talvez você esteja perdendo dinheiro. Mas, calma! Dá pra resolver: o controle de estoque ideal é aquele com etapas rigorosas que incluem a contagem de peças, como telas originais Apple, e a realização de testes.



Sem um controle rigoroso, assistências técnicas podem perder dinheiro. Foto: Freepik


Dessa forma, você sabe se alguma peça está com defeito e pode retirá-la do estoque caso isso não aconteça, sua assistência técnica Apple acabará com clientes frustrados. Outra situação que pode ocorrer é a falta de prestação de serviço porque você está sem algum componente no estoque.


Um controle rigoroso também garante que você não perca dinheiro.


Produtos de qualidade


Não caia na história de usar peças de qualidade inferior para aumentar a margem de lucro. Há sempre o outro lado: um serviço Apple ruim causa um prejuízo enorme para a imagem da sua assistência técnica.


Não esqueça que peças de qualidade implicam diretamente no resultado final do seu serviço. Clientes que voltam para reclamar do mesmo defeito ou recalls obrigatórios nunca são positivos para a sua reputação.


Se você está pensando em aumentar a lucratividade da sua assistência técnica Apple, diversificar pode ser uma boa ideia. Sabe aquela matéria-prima que sempre acaba na lata do lixo? Dê a ela uma nova utilidade, uma alternativa é vender LCDs trincados ou recondicionar o componente economizar também é um ganho.

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