top of page
  • Foto do escritorSami Farah - IRECICLA

Troca de backlight, defeitos e cuidados

Atualizado: 1 de abr. de 2020




O Backlight é a peça responsável pela geração de luz de um LCD e em alguns modelos, como Iphone 6S, 6S Plus, 7G, 7 Plus, 8G e 8 Plus também tem a função de transmitir as informações do botão Home e touch ID. O mesmo é formado uma fileira de LED e por diversas camadas de plástico com diferentes aspectos e cada uma com uma função especifica que auxilia na homogenização da luz transmitida para o LCD.


Alguns defeitos são visíveis a olho nú enquanto outros são percebidos apenas no momento da instalação do display no aparelho do cliente, o que acaba gerando um desconforto para o mesmo quando a tela é a única do estoque impossibilitando de o cliente sair com o telefone funcionando.



Quando trocar o backlight?


Alguns modelos de Iphone já estão com 6 anos de vida, e durante esse tempo todo de existência, provavelmente já passaram por água, sol, poeira, estufamento de bateria e muitas outras aventuras. Essas variações fazem com que manchas que antes não existiam surjam do nada e que a iluminação de seu aparelho fique mais fraca.


Pontos pretos(diferente de um LCD danificado), pelos e partículas penetram em alguma camada do backlight e passam a fazer parte do fundo de tela do iphone.


Durante o processo da troca do vidro, esses Backlight que já possuem uma certa idade acabam se soltando do LCD, tendo que ser substituídos antes da finalização do processo de remanufatura.


Um problema que as vezes ocorre durante o processo da troca de vidro é o mal funcionamento dos cabos que são responsáveis pela transmissão de informação do botão Home. Quando isso ocorre nos modelos citados no inicio do texto, o susto pode ser grande para o técnico que esta trocando o display e também para o cliente desavisado que acaba aceitando o problema como se não tivesse solução.


Outra atenção que deve ser dada quando a troca for necessária, é a aferição do consumo do aparelho. O led do backlight exige uma alta voltagem para funcionar e dependendo da qualidade do backlight que esta sendo implantado, esse consumo pode ser maior do que o normal, fazendo com que o aparelho descarregue mais rapidamente do que o normal.



Como reconhecer esse problema “invisível” para quem recondiciona tela?


Hoje em dia, com a evolução desse ramo, empresas chinesas veem desenvolvendo diversos maquinários que auxiliam no diagnóstico de problemas ligados a troca de vidro. Você que recondiciona tela pode encontra-los em sites de compras, tais como aliexpress a um preço acessível e viável.




Quais equipamentos mais usados para averiguação desses problemas?



(Testador de Backlight)


Dentre vários equipamentos, dois se destacam quando o assunto é backlight:

Medidor de Lúmens

O medidor de lúmens é bastante útil quando a duvida é referente a luminosidade. Ele permite você meça a quantidade de luz que um backlight emite e chegue a conclusão se deve ou não ser trocado. Importante frisar que a empresa que remanufatura LCD deve sempre avaliar os Backlights comprados dos fornecedores para garantir a qualidade dos mesmos. No site da Apple é possível encontrar a especificação da quantidade de cd/m2(escala usada) gerada de cada modelo de iphone.


Testador de backlight

Outro maquinário de grande importância é o testador de backlight. Essa pequena maquina permite avaliar se alguma linha de transmissão do cabo que leva as informações ate a placa lógica esta interrompida. Um leitor com pequenos leds informa se esse problema estão ou não acontecendo.


Criado por: Irecicla | Recondicionamento de telas Originais

754 visualizações0 comentário
bottom of page